Sábado vou ao lançamento da Café Espacial na livraria HQ-mix (colaboro com a revista com uma HQ). No mesmo dia haverá o lançamento da revista Jam (Gil Tokio, Marlon Tenório, Edu Mendes, Will e Daniel Esteves), da Enquanto Isso (Will) e da Mariazinha (Claudia Gomes e Fabio Turbay). Outros lançamentos acontecerão na sexta-feira: Capitu e Almanaque Gótico. Quem estiver afim, nos encontramos lá!
Séries
Quinto Mundo: forum para quadrinistas
Está de volta a ativa o Quinto Mundo, forum mantido por Cadu Simões (roterista do Homem Grilo e que está entrando pro ramo das adptações de clássicos, em especial os gregos antigos).
Gosto de frequentar foruns (mais ler que postar), é uma maneira colaborativa de construir conhecimento e de se aproximar de pessoas com afinidades. Apesar de haver muitos quadrinistas produzindo hoje, há um certo distanciamento entre eles. O Quinto Mundo é um bom espaço para aproximar essas pessoas.
Red Killler
Mais uma tira antiga que gosto muito. Não pelo humor negro e politicamente incorreto, mas porque o ato de fazê-la foi extremamente difícil e recompensador ao mesmo tempo. Acho que foi a primeira que usei pincel para finalizar.
Estou tentando conseguir de volta o meu domínio inteligivel.com, acho que dará certo.
A idéia é manter este site do jeito que está, como um portifólio e um blog pessoal, e usar o Inteligivel como meu espaço de publicação dos quadrinhos.
Acho que semana que vem chega minha Cintiq! Vamos ver se a danada é boa…
O melhor conto que já li
Nada de Cortázar, Salinger ou Borges. O melhor conto que já li é Zé Roberto e Akemi, do sabático José Roberto Pereira.
Sem cabeça
É bom estar vivo
Se tem uma banda que me deixa arrepiado quando ouço é o Placebo (o Pixies também, talvez o Smashing Pumpkins um pouco e o Alice in Chains em algumas músicas). Eles voltarão ao Brasil dentro de dois meses. É nessas horas que penso: é bom ainda estar vivo!
Cintiq, Costinha e Carnaval
Houve um imprevisto, tive que cancelar a compra do aparelhinho da Wacom (a Cintiq 12 wx). Depois de ler os comentários a respeito do aparelho, sobre como o trabalho passa a render, os benefícios para quem sente dores nas mãos (a caminho de uma L.E.R.) e a similaridade com o desenhar no papel, tinha decidido arriscar. Talvez, com uma Cintiq eu produziria mais, melhor e em menos tempo. Mas, por hora, vou mesmo continuar com o bom e velho pincel! (Abaixo um dos inúmeros vídeos do youtube demonstrando a bendita)
Por falar em youtube, lembrei desse vídeo:
E, para quem, assim como eu, “adora” carnaval:
Para terminar, mais um:
Jesus?
Houve um tempo em que eu não me preocupava com o que os outros quadrinistas conseguiam fazer. Também não era assolado pela ideia de fazer algo genial, uma graphic novel, ou qualquer tipo dessas frescuras que tem me consumido os neurônios nos últimos 2 anos. Eu apenas fazia uma tirinha para a internet, uma por vez, sem planejamento, sem compromisso. Eu queria somente me divertir e divertir meus amigos. Estou com saudades dessa minha vida passada (segue uma tira desse tempo, acho que essa é de 2007).
Passarinhos na Quanta
Alguns amigos da faculdade abriram uma editora (a Balão Editorial) e estão lançando a versão impressa de um webcomic (os Passarinhos) na Quanta Academia de Artes (dia 20, às 17h). Vamos lá!
Treino

Nessa ultima semana fiz um curso de hq ministrado pelo Spacca. Em resumo, aprendi que fazer quadrinhos dá muito trabalho. Hoje terminei a história para Café Espacial, o que foi bom, mas me deu vontade de tentar outras abordagens na próxima (histórias com mais diálogos, quero evitar os monólogos). No momento estou lendo Dilbert e por isso fico com vontade de fazer tirinhas. Também estou jogando Team Fortress 2, o que me dá vontade de não fazer mais nada além de jogar (muito vício!). Vou seguir treinando e fazendo histórias curtas. Tirinhas também!