Quadrinhos
-
#270. Harpa #1
Dec 20, 2025
-
#269. Outro sujeito #5
Mar 10, 2023
-
#268. Outro sujeito #4
Mar 03, 2023
-
#267. Outro sujeito #3
Feb 27, 2023
-
#266. Outro sujeito #2
Feb 17, 2023
-
#265. Outro sujeito #1
Feb 10, 2023
-
#264. Fotografia #5
Feb 03, 2023
-
#263. Fotografia #4
Jan 27, 2023
-
#262. Fotografia #3
Jan 20, 2023
-
#261. Fotografia #2
Jan 13, 2023
Séries
Latest Chapters
Tiras curtas
História curta: roteiro pronto
Frango
Rascunhos
Ponto de partida para histórias de FC e Fantasia
Um drama humano forte e consistente, um problema sério que seja importante para o personagem, vai moldar suas ações e decisões ao longo da história, vai movê-lo para dentro da aventura são, como todos sabem, elementos fundamentais de uma narrativa.
Porém, ao pensar em uma história de Ficção Científica, Fantasia ou Terror, o autor deve em primeiro lugar pensar no conceito, mecanismo, mundo, teoria ou fato horripilante que irá abordar. Nesse tipo de história, o personagem vai vivenciar determinado fato extraordinário, sendo o fato em si o principal ponto de partida do autor.
Não quer dizer que os personagens são menos importantes. Pelo contrário, todas as histórias são, em sua essência, sobre experiências humanas, e os personagens são nossas janelas para essas experiências e emoções. Mas em histórias de “gênero”, o suposto fato extraordinário é, em si, elemento fundamental e definidor.
Mais personas
Dica de sites sobre escrever
The animals
Como andam os projetos
Depois de mais um hiato, um post rápido para registrar os acontecimentos:
1) Fiquei viciado em poker, por três meses, mas já estou curado;
2) Neste meio tempo estudei (material teórico escrito e vídeos tutoriais) alguns fundamentos de desenho, como estruturas básicas, um pouco de anatomia e perspectiva (não tive um grande salto de qualidade, mas abri um horizonte maior, um caminho a ser seguido dentro do meu traço);
3) Pensei em mudar de planos novamente, fazer histórias curtas, ir fazendo e publicando aqui no site e no final juntar tudo em um livro com HQs curtas (como o ‘Crítica’, dos gêmeos, e o ‘Mundo Pet’, do Mutarelli). Por que isso? Para me dar a oportunidade de ver algo pronto em pouco tempo. Está sendo difícil encarar o desenho de Nora Pipe com tão pouca experiência e prática no desenho. Estou enferrujado! Mas no meio do processo de escrever o primeiro roteiro curto, ele se transmutou em algo maior que beira a 60 páginas, tornando-se portanto, um pequeno livro. Acho que não estou formatado para histórias curtas no momento. Vou seguir o fluxo e dar um jeito de transformar meu lado desenhista em um “profissional” ao altura da expectativa do meu lado “roteirista”. O plano é terminar esse roteiro, criar um modo de postar as páginas aqui no site e desenhar em no máximo 1 ano toda a história;
4) Mudei novamente de cidade. Agora tenho um pouco mais de tempo livre para desenhar e minha nova morada tem um pequeno quarto só para o meu “estúdio”. Aos poucos vou me acostumando a me adaptar a novos lugares, mas sinto que sempre serei um eterno estrangeiro; 5) Estou lendo Kafka (Essencial de Franz Kafka), Bukowski (Pulp) e Otomo (Akira).




