
Quadrinhos
Séries
Latest Chapters
Polêmica da co-autoria em livros infantis

Thumbnail
Estou trabalhando nos rascunhos das páginas (também conhecidos como thumbnail). Nesta etapa que definimos o ritmo das páginas, o momento certo para cada cena, as transições de quadrinho para quadrinho e o tipo de enquadramento que queremos usar.
Roteiro pronto

WordPress
Passei duas semanas adaptando o site para usar o wordpress. Em poucas palavras, isso significa que vou inserir conteúdo nas sessões gastando menos tempo que antes (usava o bom e velho html). Ou seja, estou otimizando aquilo que é repetitivo e braçal para ter mais tempo para os rabiscos. Vez ou outra procuro fazer uma relação de minhas atividades rotineiras. Depois procuro identificar aquelas que estão roubando o meu tempo. Tento eliminá-las ou, de alguma forma, reduzi-las. Assim consigo mais tempo para o que realmente é importante: os quadrinhos.
Novo roteiro
O mais importante para um autor de quadrinhos é a história. Por isso, é fundamental que você tenha algo que queira intensamente contar. O roteiro de Paura não estava funcionando. O protagonista tornou-se apático ao longo da narrativa, um verdadeiro maníaco-depressivo-suicida. Gosto de personagens assim, mas sei que são protagonistas ruins. Revi minhas reais motivações. Busquei o sentimento originário. Aquilo que me fez ficar interessado pela história. Por isso estou reescrevendo o roteiro. Mudei o foco da narrativa, estou concentrado naquilo que realmente me deixa perturbado, curioso e com vontade de escancarar para o mundo. Também cortei toda a gordura que deixava a história difícil de ser lida. Paura será uma armadilha. Uma boa armadilha. Será doce, mas intensa, pervertida e doentia.
O dinheiro

Cumpra prazos

Disciplina
Acredito que se você deseja fazer algo grande, que demande esforço pessoal (um livro, por exemplo), você deve cultivar a disciplina. É muito importante ter horários reservados àquela atividade, assim como um operário tem hora certa para bater o ponto e almoçar. Às vezes alguns hábitos interferem nessa disciplina, pequenos vícios que te desviam do foco. Tente identificá-los e corrigi-los o quanto antes. Uma boa técnica é controlar o tempo líquido de atividade. Pegue um papelzinho e vá anotando quanto tempo realmente está se dedicando e desconte sempre aqueles minutos perdidos (banheiro, telefonema, uma espiada no e-mail). Aos poucos, o simples ato de anotar vai te policiando a reduzir as interrupções. É a melhor forma de não se iludir e se dedicar de verdade ao que esteja fazendo.
Enfim, 2009

Você tem que saber onde quer chegar

