Os últimos dias tem sido bons. Tenho trabalhado no roteiro/storyboard da HQ longa, justamente no ponto em que minha escrita travou no ultimo ano. E o resultado tem sido bem interessante.
Foi um longo processo de reescrita e tentativas de layout das páginas até encontrar um caminho que parecesse natural para a história.
Duas lições
Talvez a lição que tiro desse percurso tortuoso é: se algo está travando o avanço do trabalho, é porque tem algo errado no roteiro, que precisa ser melhor esmiuçado.
E, por fim, e não menos importante: se você tem algo difícil para fazer, não fuja, não fique adiando enfrentar, sente-se na cadeira e faça, todos os dias, nem que sejam 15 minutos de esforço concentrado, pois a constância, e a ação incremental na tentativa de resolver algo que parece difícil uma hora dá resultado. É como construir uma parede, de tijolo em tijolo, você chega lá.
Sobre projetos difíceis
No processo de atualizar o site inteligivel.com eu revi meus trabalhos mais antigos, em formato de tiras (que você pode ler tudo de graça aqui).
É muito bom ver esse passado e a força que alguns personagens ainda tem hoje. Deu vontade de algum dia voltar a trabalhar essas narrativas curtas e, quem sabe, juntar o resultado em um compilado com o material antigo e o novo que ainda não fiz.
Mais isso é algo para o futuro. Voltar a fazer tiras. Ou continuar fazendo histórias curtas, parece ser o caminho “mais fácil”, porque é um caminho conhecido.
O desafio que tenho hoje em minha prancheta, de fazer uma narrativa longa, é algo que eu tentei algumas vezes e falhei. Logo, é um desafio que, por um lado mexe com minhas frustrações, por outro me estimula a conquistar uma habilidade, e um objetivo, que, para mim hoje, ainda parece muito distante.
É como querer subir uma montanha. É difícil, é cansativo, mas no final vale muito a pena: tanto pela vista lá de cima, quanto pela sensação de ter vencido seus medos e limitações.
E você? Tem algum projeto difícil que te desafia a continuar?
PS.: O desenho desse post é um rascunho rápido, feito com o tema da cena que estou trabalhando na história longa.
